18 de outubro de 2012

Aprendendo um pouco sobre a hérnia de disco


Aprendendo um pouco sobre a hérnia de disco

Na verdade a maioria da população possui uma hérnia de disco mas muitas vezes essas pessoas são completamente assintomáticas. Os  sintomas da hérnia podem ser decorrentes de uma tensão muscular e não de uma compressão da raiz nervosa! Será que podemos identificar qual é a causa da nossa dor? Será que ela é conseqüência de uma tensão muscular ou de uma real hérnia de disco?

Os sintomas mais comuns da hérnia é a parestesias (formigamento) com ou sem dor na coluna, geralmente com irradiação para membros inferiores ou superiores, podendo também afetar somente as extremidade (pés ou mãos). Esses sintomas podem variar dependendo do local da acometido.

É importante salientar que em uma porcentagem muito pequena dos casos, o disco é o responsável pela dor do paciente. A incidência de hérnia não ultrapassa 3% dos pacientes portadores de dores na região lombar. Dentre os vários tratamentos para o alívio da dor podemos encontrar: Osteopatia, R.P.G., Pilates e a estabilização segmentar

Como funciona a nossa coluna

Nosso organismo é percorrido por milhares de nervos, ligando nosso cérebro a todas as partes do corpo. Quando você precisa mover uma perna, primeiro pensa no movimento e, quase instantaneamente, este impulso nervoso percorre todo o trajeto de neurônios até a musculatura da perna. Pois bem, esses nervos passam dentro da nossa coluna, que é composta por 33 ou 34 vértebras, e saem dela através dos espaços
entre uma vértebra e outra, esses espaços são preenchidos por disco cartilaginoso. A função desse disco é evitar o atrito entre uma vértebra e outra, amortecer o impacto e propiciar o vão para a passagem dos nervos. Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco. O problema é mais freqüente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

Tipos de Hérnias de Disco:

  • Protrusas: quando as fibras externas do anel ainda estão intactas
  • Extrusas: o material extruso ainda mantém cotinuidade com a parte central do disco
  • Seqüestradas: o material expulso fica livre no canal medular, podendo migrar caudal, cranial ou lateralmente

Causas

Fatores genéticos têm um papel forte na degeneração do disco. A herança genética pode ser responsável por 50% a 60% das alterações do disco. A hérnia de disco pode surgir como resultado de diversos pequenos traumas na coluna que vão, com o passar do tempo, lesando as estruturas do disco intervertebral, ou como conseqüência de um trauma severo sobre a coluna.

Exercícios de forma errada, como o iniciante em musculação, que no desejo de criar músculos rapidamente exagera na carga, fazendo os exercícios sem orientação profissional e carregar peso de forma inadequada também pode causar hérnia de disco. Outro desencadeador de hérnia de disco é o fator emocional. O estresse pode causar contraturas em regiões da coluna, que, se persistirem durante muito tempo,
podem comprimir perigosamente os discos.

A dor ciática é mais causada pela compressão da raiz do nervo na coluna lombar do que pela compressão do próprio nervo ciático. Desta forma, a "verdadeira ciática" é causada pela compressão na raiz do nervo por uma hérnia de disco. A "pseudo-ciática" é causada pela compressão de seções mais periféricas do nervo, geralmente através de tensão de músculos por onde passa o nervo ciático. Então, muitas vezes temos uma hérnia, com dor ciática e basta trabalhar na musculatura tensa que está comprimindo o nervo que a dor desaparece. E não se esqueçam de que a hérnia muita gente tem, o importante é que ela seja assintomática!

Diagnóstico e exame

O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como Raio-X, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.


Danielle de Faria Alvim de Toledo,
Fisioterapeuta com dupla formação França e Brasil
Especialidades em RPG e Osteopatia.
Pós graduada em Anatomia Humana
danialvimtoledo@gmail.com,
 (21) 8854-0852/ (21) 30418028

Nenhum comentário:

Postar um comentário