28 de outubro de 2012


Sinusite tratada com osteopatia

A cada ano, mais de 30 milhões de adultos e crianças sofrem de sinusite.

A osteopatia é uma terapia manual que trata todas as partes do corpo para que ele funcione de forma integrada. No caso da sinusite, existem manobras que liberam os seios da face com a finalidade de ajudar a eliminar as secreções. O objetivo é estimular a circulação sanguínea e esterilizar o seio, normalizando a função da mucosa cessando a inflamação.




Normalmente consegue-se uma melhora dos sintomas em 60% dos tratamentos tanto para sinusites crônicas como para sinusites agudas.


Mais detalhes sobre a sinusite:

A sinusite é uma inflamação das membranas mucosas dos seios da face geralmente causada por uma infecção viral, bacteriana ou fúngica. Os seios da face são cavidades  cheias de ar situadas no interior do crânio (atrás da testa, bochechas e olhos) que tem a função de umedecer e aquecer o ar antes de entrar nos pulmões e uma função imunológica (nos seios –sinus, são produzidos grande quantidade de muco como forma de filtrar o ar e “agarrar” bactérias ou outro material.

O muco produzido nos seios pode ter dois destinos: ou ele é engolido (escoado pela nasofaringe) ou ele é expelido pela cavidade nasal. Nos casos em que a drenagem do muco é insuficiente, existe o risco de inflamação dos seios paranasais, provocando aquilo a que se chama sinusite.

Sintomas:
Congestionamento e corrimento nasal
Dor de garganta
Cefaléia: o muco que se acumula pode bloquear a comunicação entre nariz e seios produzindo pressão
Pressão ou dor atrás dos olhos, dor de dentes, dor facial
Tosse, freqüentemente pior à noite
Cansaço e mal-estar

A sinusite pode ser aguda (com duração de 2-8 semanas e sem o tratamento adequado pode estender-se as estruturas vizinhas originando complicações ou tornando- se crônicas) ou crônica, com sintomas persistentes por mais tempo, secreções mais abundantes, por vezes acompanhadas por febre.

Mais detalhes sobre o tratamento:

A medicina clássica dará ao paciente drogas para combater a inflamação. A osteopatia craniana atua equilibrando as tensões dos tecidos moles, e restaurando a mecânica dos ossos do crânio onde se inserem os seios.
Trabalha- se também a relação entre o crânio, pescoço, tórax e ombros, pois há uma relação dessas regiões com a drenagem.



Danielle de Faria Alvim de Toledo,
Fisioterapeuta com dupla formação França e Brasil
Especialidades em RPG e Osteopatia.
Pós graduada em Anatomia Humana
danialvimtoledo@gmail.com, (21) 8854-0852




2 comentários:

  1. Em duas sessões resolveu meu problema há 4 anos.
    Recentemente tive sinusite novamente e uma sessão foi o suficiente!

    ResponderExcluir