18 de outubro de 2012


Dor de cabeça

Cefaléia, a dor de cabeça, é um sintoma muito frequente e deve ser considerado um sinal de alerta. Poucas são as pessoas que nunca tiveram uma cefaléia. Embora uma dor severa possa levar o paciente a temer um problema grave, a verdade é que a maioria das dores de cabeça é de origem benigna.



Existem mais de 150 tipos diferentes de dor de cabeça. Temos aquelas que são causadas por alterações no próprio cérebro que podem ser herdadas ou sofrer influência de fatores ambientais. Por exemplo, as enxaquecas e as cefaléias tensionais. Existem também as dores de cabeça que são conseqüência de uma agressão ao organismo, como as cefaléias associadas às disfunções endócrinas, intoxicações, hemorragia cerebral e meningites.

Alguns exemplos de problemas que podem gerar dor de cabeça com freqüência são: tensões musculares na região da nuca, distúrbios da mastigação, problemas dentários, ossos cranianos e até mesmo alguns distúrbios viscerais como de útero e fígado. Essa dor pode ser irradiada para o fundo dos olhos ou região ao redor dos olhos, topo da cabeça, nuca e na região lateral da cabeça. A cefaléia pode ser causada também por alguma fixação articular, ou seja, devido a algum movimento brusco, uma queda ou um acidente de carro, mesmo que muito antigo, a vértebra pode ter perdido a capacidade de se movimentar como deveria. Isso pode levar a uma “dorzinha na nuca” que passa com um analgésico, mas retornando posteriormente com uma intensidade ainda maior. Enquanto a vértebra não voltar a ter sua mobilidade normal, as crises não desaparecerão.

A fisioterapia é bastante indicada no tratamento das cefaléias tensionais. O primeiro passo é identificar e eliminar o que pode estar despertando os sintomas. Todo o corpo deve ser examinado à procura de relações anatômicas que possam influenciar no quadro da dor de cabeça. É imprescindível fazer um exame neurológico e músculo-esquelético, ou até mesmo uma tomografia ou ressonância para excluir qualquer causa mais séria da cefaléia.

A Osteopatia é o tratamento que considera todos os fatores mecânicos da dor de cabeça. Trata a causa eliminando sua conseqüência. Cessam-se as crises, a necessidade de uso de medicações e as conseqüências de seu uso crônico. Podemos também utilizar o RPG (reeducação postural global) onde realizamos um trabalho de reequilíbrio muscular eliminando possíveis tensões.

Não deixe de lado suas dores de cabeça recorrentes e procure sempre a ajuda de profissionais
como médicos, fisioterapeutas e nutricionistas!


Danielle de Faria Alvim de Toledo,
Fisioterapeuta com dupla formação França e Brasil
Especialidades em RPG e Osteopatia.
Pós graduada em Anatomia Humana
danialvimtoledo@gmail.com, (21) 8854-0852

2 comentários:

  1. Texto muito bom Dani, parabéns pelo blog.

    Olha este artigo:

    http://www.jmptonline.org/article/S0161-4754(09)00207-3/abstract

    É um estudo que fala sobre as dores de cabeça em adolescentes e vincula as dores a disfunções cervicais!!!

    Paulo,
    Seu amigo Quiropratico!!!

    ResponderExcluir
  2. Vou dar uma olhada no artigo... Valeu!

    Saudades das nossas aulas de sábado, vamos tentar marcar alguma coisa?

    Bjs

    ResponderExcluir