14 de junho de 2013

VAMOS AGITAR ????

  VAMOS AGITAR  ????

Com o avançar da idade o indivíduo fica mais frágil e propenso a quedas devido ao processo natural do envelhecimento, não enxergamos nem ouvimos como antes, os reflexos não são tão rápidos, a força das pernas e o equilíbrio tendem a diminuir e algumas doenças crônico degenerativas que podem surgir.

É bastante comum que com as quedas os idosos fiquem mais inseguros e com medo de realizarem algumas atividades que costumavam fazer. Com o tempo, essa falta de atividade pode resultar em fraqueza, desequilibrio e descondicionamento físico, aumentando ainda mais o risco de cair novamente. A principal e mais grave consequência das quedas são as fraturas, que geram alguma incapacidade funcional, risco de novas quedas, depressão e até aumento da mortalidade.  Alguns medicamentos ou a associação de vários deles também aumentam o risco de quedas no idoso.

O trabalho com o corpo trás benefício para a saúde. Na prevenção de quedas, estudos mostram que exercícios para ganho de força muscular, equilíbrio e alongamento são de comprovado benefício. Isto pode ser obtido com fisioterapia motora onde podemos alcançar uma melhora do equilibrio e da marcha; fortalecimento da musculatura proximal dos membros inferiores; melhora da amplitude articular; alongamento e aumento da flexibilidade muscular e com isso melhorar a qualidade de vida do idoso!

Que tal experimentar um trabalho preventivo com um fisioterapeuta?

Um comentário: